top of page

Curiosidades Sobre Filme Coraline e o Mundo Secreto



 

Tenho que dizer que virei fã dessa obra do Neil Gaiman chamado Coraline, e quando fui assistir a animação somente completou toda essa admiração pelo mundo de Coraline.


Existem alguns detalhes bem interessantes presentes na animação que podem ter passado batido e não deu tempo de notar devido a atmosfera envolvente do filme, então trazemos alguns detalhes que podem não ter sido notados mas que com certeza alguém notou:


  • A Boneca do início do filme

E possível notar que no início do filme a entidade (Bela Dama) pega uma boneca com os olhos de botões vinda de uma janela e começa a transformar em outra forma, deixando parecida com a aparência de Coraline. Antes essa boneca tinha a forma da irmã gêmea desaparecida da senhora Lovat, a vó de Wybie que mais tarde e encontrada em forma de Fantasma presa do outro lado do espelho.


  • A sala de costura

Na sala de costura podemos ver que existem várias teias de aranhas espalhadas pelos moveis, dando a entender que a muito tempo esse lugar não era usado, mostrando um pouco da verdadeira forma da bela dama que e vista no final do filme.

  • Ranft Brothers

Essa referência se trata a uma homenagem aos irmãos Ranft que trabalham no ramo de cinema já a muito tempo.







  • Pichação no caminhão

E possível ver na porta do caminhão a pichação Stop mo, um abreviação a stop motion técnica usada para a produção do filme Coraline.





  • Gorjeta pela Mudança

Joe Recebe uma nota de dólar de gorjeta pela mudança e bem difícil ver o rosto na nota mas tratasse de Henry Selick o diretor da animação.







  • Poço Secreto

Quando Coraline sai com sua varinha de rabdomante atrás do poço, ela encontra um círculo de cogumelos que e chamado de Anel de Fada um fenômeno que muitas vezes e associado a bruxaria.



  • Acidente de carro e a caneca eu amo adubo

Dentro de casa podemos ver que a mãe de Coraline está usando um colar cervical, quando questionada sobre, ela responde a jovem Coraline mencionando o tal “acidente”. O carro da família quando aparece está com um amassado do lado esquerdo mostrando assim um ótimo recurso de continuidade da cena. Quando eles vão entregar o catálogo de jardinagem a loja e possível ver que o nome da mesma está em um caneca que fica junto da mãe de Coraline enquanto ela trabalha.


  • Qual a cor do cabelo de Coraline?

Se pensou que os cabelos de Coraline eram naturalmente azuis, bom eles originalmente são castanhos. Coraline parece gostar tanto de azul que até as unhas da mão são pintadas dessas cor.


  • Homenagem ao filme Psicose

O ângulo que Coraline puxa a cortina no banheiro e muito semelhante ao do filme Psicose.





  • Cadeira do quarto e Polvo

Podemos ver que a cadeira do quarto de Coraline tem o mesmo símbolo da cadeira do filme O iluminado. Quando pai de Coraline brinca com o polvo colocando ele no rosto podemos notar a semelhança com ataque do Alien no filme 8° passageiro.


  • Criança com a casquinha de sorvete


Em um dos cômodos da casa existe o quadro de um menino que deixou a bola de sorvete cair da casquinha, mas quando Coraline passa para o outro mundo esse quadro muda com o menino bem feliz tomando seu sorvete, passando a ideia de que dessa lado as coisas são bem mais felizes.


  • Referência a MonKey Bone


O Par de pantufas vestidas pelo outro pai faz referência a um dos trabalhos do diretor o filme Monkey Bone.


  • Gema do ovo

No outro mundo enquanto a outra mãe cozinha a cabeça do ovo tem o formato do rosto de Jack skellington do filme Estranho mundo de Jack.


  • Welcome Home

As letras “O” na palavra Welcome Home foram escritas com um certo retoque que na grafologia são considerados sinais de mentira. Os Retoques do primeiro “o” indica ansiedade, ocultação. Junto a outros traços, indica insinceridade. O Segundo “o” apresenta Jointoyée, oval fechada em forma de bucle (voltas ou pequenos círculos que se formam em partes das letras, principalmente, a, o e g). Então será que Coraline realmente era bem vinda ali?

  • Chuva no outro mundo

Quando coraline decide ir brincar de pique-esconde sua outra mãe diz que ela pode fazer isso na chuva, coisa que sua mãe de verdade a proibiu. Quando Coraline indaga qual chuva já que o tempo estava seco, um raio na janela anuncia o início da chuva. A forma do Raio e igual a forma verdadeira da mão da outra mãe, mesma forma que aparece na leitura de chá e pode ser confundida com uma girafa.


  • Bustos na parede

Existem 3 bustos nas paredes que são representações das almas das crianças presas do outro lado do espelho, vítimas da Bela Dama.





  • Medalha do Senhor Bobinsky


A medalha que o senhor Bobinsk usa no peito foi dado aos participantes da limpeza da usina de Chernobyl após o desastre. Deve se por isso que sua pele e azul...






  • Sementes na Janela

Coraline coloca algumas sementes na janela enquanto fala com sua mãe. Quando a menina visita o outro mundo e possível ver essas plantas já crescidas e se mexendo no jardim da outra casa. O Jardim tem o formato do rosto de Caroline se visto de cima, mas no mundo real o mesmo jardim tem o formato do rosto da outra mãe.


  • Prato sempre Vazio


A Outra mãe quando está se reunindo para jantar com Coraline seu prato está sempre vazio e a única vez que vimos ela comer são os besouros de cacau. É possível também ver besouros no mundo real de Coraline onde o carro da Família e um New Beatle (Beatle e besouro em inglês.) e o papel de parede da sala onde fica a porta para o outro mundo tem desenhos quase imperceptível de besouros.


  • Luva de galinha


O outro Wybie usa na cabeça uma máscara de galinha que na verdade e uma luva para formas que a outra mãe estava usando quando cozinhava o frango para o jantar.


  • Sombra de Caveira

Quando Coraline entra na sala para enfrentar a outra mãe e possível ver que a sombra projetada da menina na parede e de uma caveira indicando que ela estaria a um passo de se juntar as outras crianças vítimas da Bela Dama.




  • Referência ao filme Ghost


Os espíritos das crianças avisam Coraline que ela está correndo um tremendo perigo, no original em inglês e dito “Você está correndo um tremendo perigo garota”, mesma frase usada no filme Ghost do outro lado da vida.


  • A noite estrelada

O fundo de onde o fantasmas falam com Coraline lembra muito a pintura de van Gogh a noite Estrelada.








  • Forma Verdadeira da Outra Mãe

Podemos notar que quando Coraline sai para explorar o lugar quando fica presa no outro mundo, ele é muito pequeno e após se afastar um pouco da casa e passar por uma névoa, novamente ela se encontra na casa como se não tivesse andando quase nada. E dito no livro que "uma teia de aranha deve ser grande o suficiente para pegar suas presas". Ou seja a casa e o pátio deviam ser somente grandes o suficiente para que a outra mãe pegasse sua alma, a forma final da Bela Dama lembra muito a de uma aranha.


  • Tigelas de Doce


Essa e uma teoria dos Fãs, quando Coraline visita o apartamento das senhoras Spink e Forcible no mundo real após rejeitar a oferta da outra mãe de ter botões costurados em seus olhos, a Sra. Forcible abre um baú marcado como "Reserva especial" para revelar três tigelas de caramelo.


Cada tigela tem uma ano em cima dela 1921, 1936 e 1960. Os Fãs supõe que esses são os anos dos desaparecimentos de cada uma crianças fantasmas.


  • Hamlet

Em uma cena particularmente memorável, a outra senhora Spink e a outra senhora Forcible realizam um show de trapézio para Coraline, o outro Wybie e seus cães escoceses de olhos de botão. Durante a apresentação, elas recitam um monólogo de Hamlet:


Que obra de arte é um homem! Quão nobre em razão, quão infinito em faculdade! Em forma e movimento, quão expressivos e admiráveis! Em ação como um anjo, em apreensão como um deus! A beleza do mundo. O modelo dos animais.

Embora esse discurso nunca seja explicado no filme, a ligação shakespeariana pode sugerir alguns temas mais profundos.


Superficialmente, o monólogo pode ser uma referência ao cenário do filme. Coraline se passa em Ashland, Oregon, uma cidade conhecida por seu festival anual de Shakespeare (um evento também mencionado quando os Jones dirigem para a cidade). Tematicamente, no entanto, o uso do monólogo de Hamlet, que disseca a condição humana, pode aludir à necessidade da outra mãe de fabricar uma realidade ideal para suas vítimas. Embora ela mesma não seja humana, ela deve compreender a psicologia humana e os desejos das pessoas para tornar sua armadilha o mais atraente possível.


O filme também pode se relacionar com Hamlet em seus temas de laços familiares, decepção e responsabilidade, entre outras coisas.


Até breve




Referências


Canal do youtube Sessão Nerd


Inscreva-se e deixe um like diz que venho do blog A Casa do Vale




bottom of page