top of page

Creepy Pasta - Mistério de Lavender Town



 

Com as primeiras versões do jogo Pokémon para game boy, uma onda de boatos seguiu o sucesso do game. Essa creepy pasta mostra um terrível mal por trás de um jogo aparentemente inocente.


Quando os jogadores avançavam no game e chegavam a cidade de Lavender Town na versão Red/Green, alguns deles manifestavam sintomas como dores de cabeça, sangramento pelo nariz, mudança de humor, que não eram gerados pela tempo em que estavam jogando e sim pela música original que tocava de fundo nessa cidade. Em casos extremos os jogadores chegavam mesmo a cometer suicídios. Outro detalhe importante e que todos os jogadores que sofreram esses males usavam fones de ouvido em seus portáteis.


Esse mito foi mencionado em diversos sites, e alguns contam a história com pequenas alterações, mas todos chegam ao mesmo ponto, o suicídio dos que jogavam e se deparavam com a trilha perturbadora da cidade de Lavender.



A cidade de Lavender Town no jogo fica um pouco fora da rota do jogador sendo necessário ter que desviar um pouco para chegar. Uma das menores cidades do jogo, sendo que nela tem a torre Pokémon, local onde e guardado os restos mortais de Pokémon que faleceram. Com isso a torre e assombrada por fantasmas. A trilha sonora ainda aumenta o tom sombrio da cidade.


Nas primeiras versões do Pokémon Red/Green, a música tocada em Lavender Town, tinha algumas frequências a mais, que seriam inaudíveis aos seres humanos, mas que provocariam distúrbios psicológicos e poderia resultar nas patologias citadas como sangramento de nariz e etc.


Esse efeito acústico e conhecido como “batidas bi neurais”, e de acordo com alguns estudos poderiam resultar nos efeitos apresentados pelos jogadores. Alguns relatos realmente reforças essa ideia. Um que ilustra bem esse mito menciona dois amigos que resolveram jogar Pokémon juntos.


Quando chegaram a cidade de Lavender Town um deles ficou muito fascinado com a música. Então ele comentou “as frequências nessa canção são bem diferentes; elas se misturam de uma forma bem especial. Mas falta alguma coisa ainda. Acho que tem algum efeito de mixagem nela, que nunca seria ouvido num Gameboy, já que o chip de som dele é tão limitado”.


Dias mais tarde esse mesmo jovem teve um destino trágico levado pelo seu fascínio pela música de fundo de Lavender Town, foi encontrado morto no chão ainda com os fones de ouvido na cabeça. Quando revistaram seu Notebook, seu melhor amigo encontrou uma faixa no formato WAV onde na descrição da música estava escrito “tons bi naturais, adicionei as frequências necessárias. Agora sei porque a música é tão triste, sabia que faltava alguma coisa nela”


Quando usaram um espectrograma na música, ele revelou a imagem de um Pokémon fantasma com os dizeres “Leave Now”, junto dos Pokémon Unown, e logo a faixa fica cheia de sons destoantes que perturbam demais ao serem ouvidos.


Vamos ao relato anônimo sobre esse caso.


Eu conheci o meu melhor amigo no ensino fundamental. Eu e ele levávamos nossos Nintendo Game Boys para a escola um dia, sentávamos juntos na hora do almoço, daí foi quando eu e ele percebemos que tínhamos uma coisa em comum. Eu tinha a versão Blue e um Venosaur, ele tinha a versão Red e um Charizard. Sempre que eu e ele tínhamos tempo e nosso Game Boy na mochila acabávamos batalhando- e acabou que nos tornamos grandes amigos. Anos e anos se passaram, eu e ele continuamos a jogar Pokémon, até mesmo durante o ensino médio. Passamos por todas as gerações e versões de Pokémon, as batalhas nunca ficavam chatas ou entediantes.


Quando chegamos à faculdade, infelizmente paramos de jogar a franquia. Não conversei de forma frequente com ele depois disso; eu e ele tínhamos uma vida bastante ocupada nessa época. A minha ideia era que após essa fase de Pokémon, não teríamos mais a mesma amizade. Então, Pokémon Diamond e Pearl foram lançados em 2007 para o Nintendo DS, portátil que eu e ele tínhamos, o que acabou fazendo que nossa amizade voltasse e nós aproveitamos o interesse pela séria para nos reunir e se divertir. Eu e ele realizávamos batalhas online e nós conversávamos por wi-fi todo santo dia nas primeiras semanas após o lançamento do jogo.


Meu amigo me contou que ele planejava recomeçar aquele antigo Pokémon Red que ele tinha. Três meses após o lançamento de Pokémon Diamond e Pokémon Pearl- e obviamente, não jogávamos mais com a mesma frequência. Eu perguntei a ele o motivo dele querer jogar aquele cartucho velho e empoeirado para Game Boy, ele simplesmente respondeu, “Eu não sei, talvez eu encontre algo que ninguém jamais encontrou antes.”



Apesar da minha indecisão em jogar meu cartucho de Pokémon Blue com ele, ele jogou a versão Red mesmo assim. Depois que ele voltou de onde parou, eu nunca mais falei com ele. Acho que uns três meses depois, se não me engano, eu recebi uma ligação dos pais desse meu amigo.



Mesmo que ele nunca tivesse problemas similares antes, ele morreu, o motivo, de acordo com os pais dele, foi uma convulsão. De acordo com os pais dele, ele estava sozinho no dormitório até que um colega que dividia o quarto com ele, que por acaso (e infelizmente) chegou tarde demais, o encontrou no chão, sem vida, mas o bizarro foi que ele estava usando seus fones de ouvido favoritos. Eu fui assim que pude ao seu funeral. Um colega dele, que também foi ao velório, me informou que apenas alguns dias antes do incidente, meu amigo havia se tornado obcecado por Lavender Town, principalmente a trilha sonora. Meu amigo tinha o sonho de ser engenheiro de som depois de se formar e tinha um ótimo apelo auditivo. Pense no tipo de som que você provavelmente teria dificuldade de reconhecer ou ouvir, ele reconheceria.


Assim que ele redescobriu Lavender Town, ele converteu o áudio do Game Boy para o seu computador e começou a edita-lo em um software específico. O mais curioso, é que ele sempre lembrava de ter encontrado uma cópia rara, da música retirada da primeira edição do Pokémon Green, jogo que foi lançado apenas no Japão. Não falando especificamente da versão japonesa, ele disse à esse colega de quarto que “As frequências dessa música são diferentes; elas se unem de modo especial. Mas tem algo faltando. Eu acho que alguma coisa deveria ser mixada junto, mas acabou não funcionando no Gameboy. Ele era muito limitado em termos de tempo de faixa.”. Eu pude mexer em seu laptop pela última vez, então eu visitei sua lista de “Arquivos Recentes”. Bem no início da lista, eu achei a tal “lavender.wav”. Juntamente com diversas fotos nossas juntos, então eu decidi copiar este tal arquivo. Como estava com uma grande tristeza pela morte do meu melhor amigo, eu ignorei o tal áudio até algumas semanas antes de escrever isso. Não me pergunte o porquê, mas decidi recentemente que eu tinha que entender o que aconteceu.


Eu queria saber o porquê daquela morte repentina, então eu abri as propriedades do som, sem ouvir o áudio. Com a seção de descrição do áudio, eu abri e li o que ele escreveu. “Tons biauriculares, eu coloquei as frequências necessárias, eu sei porque Lavender Town soa tão triste, e eu sei a parte que faltava”. Não entendo os termos técnicos de áudio, mas mesmo assim, eu olhei o arquivo no programa de áudio que ele mais usava (não, ainda não tinha ouvido), encontrei a contagem de vezes que o arquivo foi ouvido. Somente uma. Eu apelei para um fórum e achei um entusiasta de som, já na esperança de decifrar estes comentários. Ele me deu um software especial que poderia analisar o áudio em tempo real e disse que era tudo que ele podia fazer. O áudio é devastador, prefiro não descrever o que ouvi.”




Versão original (Original Japanese Version from Pokemon Red and Green)



Pokemon Fire Red and Leaf Green Lavender Town music



Tocado ao contrario Lavender Town Reversed at a Higher Pitch


Teste foram realizados para desmistificar essa creepy pasta e os resultados foram marcantes ou seja, nada a temer. Acesse para ver os testes realizados para apuração dessa estória.



Seria esse caso realmente algo que aconteceu com os jovens que tiveram o azar de cruzar com as versões de áudio alterada.


Esse mito ainda caminha por toda web, faminto atrás de novas mentes para se hospedar...


Até Breve


Referências:


Passagem Secreta


http://passagemsecreta.com




bottom of page