top of page

O que são Creepy Pastas?


 

Sua origem mais próxima são dos fóruns, mas podem ser encontradas em outros lugares da internet como Blogs e sites similares. São histórias e contos normalmente envolvendo lendas urbanas, terror, suspense e mitos. Como nos dias atuais e fácil verificar a autenticidade das informações através de pesquisas em motores de busca (google e etc.), as creepy pastas ficam operando naquela espaço onde podemos chamar de “limbo”, é difícil saber se aquilo que a história está contando é verdadeiro ou falso. O termo vem de “Creepy” que traduzindo seria “arrepiante” e “copypaste” que seria “copiado e colado”.


Como são contos e historias com objetivo de propagação pela internet, e normal encontrarmos muitas dessas informações por diversos sites e fóruns com talvez uma pequena modificação. As creepy pastas são escritas em sua maioria de uma forma que consiga envolver o leitor e deixar um ar de mistério sobre a informação, fazendo assim que a pessoa do outro lado da tela fique pensativo sobre o que acabou de ler.


Segue uma pequena lista dos gêneros mais comuns encontrados:


  • Narrativas: O narrador das histórias nos traz uma experiência aterrorizante que passou, sendo do passado ou presente. Podem ser contadas em primeira pessoa ou na terceira com os dizeres “aconteceu com um amigo de um amigo meu.” (Quem lembra do desenho que passava no cartoon network “Freaky Stories”, onde em cada episódio tinha um relato).

  • Diários: Às vezes contado em ordem cronológica ou não. É escrita em forma de diário ou relatório.

  • Rituais: Ensina o leitor as instruções necessárias para ir a algum lugar no horário correto, tendo que seguir uma série de ações geralmente incomuns ou misteriosas.

  • Episódios perdidos: O narrador conta a história de um episódio nunca antes mostrado de um determinado programa de TV, geralmente humorístico ou infantil, que não foi exibido por vários motivos terríveis, tais como atores agindo estranhamente, sangue ou violência realista, áudio ou vídeo corrompidos e distorcidos, mortes chocantes, etc. Muitos envolvem programas de TV conhecidos de todos ou casos da deep web, onde estaria o conteúdo proibido.

  • Hack Roms/Jogos alternativos: Histórias baseadas em algum jogo famoso que foi modificado ou comprado em lojas alternativas, como vendas caseiras ou baixados de sites estranhos, que contém elementos misteriosos e chocantes que não deveriam existir no jogo, como sangue e violência extrema, ou mesmo o jogo está possuído por alguma força maligna que transforma a vida do jogador. Fitas de vídeo games compradas em brechó que logo em seguida acontece as experiências estranhas, o comprador volta ao local e aquele vendedor nunca existiu ou ninguém conhece.

Para todos que gostam de histórias de terror, suspense e mistério as creepy pastas podem ser uma ótima solução, deixando aquele pensamento de verdade ou mentira. Nesses contos algumas verdades podem ser misturadas a informação falsas criando assim a ambientação que deixou esses relatos famosos por toda a internet.


Até Breve.




Referências:



Wiki Creepy Pastas Brasil


Tech Mundo


Nerd Maldito



bottom of page