top of page

Lendas Urbanas - Um breve conceito.


 

Com uma similaridade com as Creepy Pastas, lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são histórias de caráter duvidoso ou fabuloso e até sensacionalista. Sendo divulgadas por e-mails ou mesmo pela imprensa, contadas sempre por alguém que ouviu a história ou por algum acontecimento público.


Muitas são antigas sofrendo pequenas alterações com passar do tempo e acabam por ser incorporadas a outras culturas, ganhando quase que um total remodelamento dos acontecimentos.


Acredita-se que o termo aparece em escritos desde 1968. Uma série de livros intitulados “The Vanishing Hitchhiker: American Urban Legends & Their Meanings”, escritos pelo professor Jan Harold Brunvand, professor de inglês da Universidade de Utah, introduziu o termo ao público geral.


A ideia era levantar algumas hipóteses entres elas que lendas e folclores não acontecem exclusivamente nas sociedades primitivas ou tradicionais. Muito pode se aprender de culturas modernas e urbanas se estudando sobre essas lendas. Desde então, Brunvard publicou uma série de livros similares, sendo creditado como o primeiro a usar o termo "vetor" (inspirado no conceito de vetores biológicos) para descrever o indivíduo que ajuda a propagar uma lenda urbana.


Como características em comum pode se notar:

  • Uma forma narrativa (geralmente uma pequena história, porém bem estruturada);

  • Procura sempre se autenticar por meio de testemunhas e provas supostamente existentes;

  • As pessoas que as contam geralmente ouviram de alguém e quando repassam a história costumam confirmá-la como se tivesse sido vivida por ela mesma.

Com avanço da tecnologia as lendas urbanas se mostram cada vez mais presentes em mídias áudio visuais como também em fóruns pela internet, e sua veracidade e algo que sempre ficara no universo da dúvida.


Até Breve


Referências:







bottom of page